Mercedes-Benz lança linha de ônibus 2023 com motores Euro 6

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Mercedes-Benz lança linha de ônibus 2023 com motores Euro 6

 

Com destacada presença na Lat.Bus Transpúblico, evento realizado em São Paulo entre 9 e 11 de agosto, a Mercedes-Benz lançou sua linha de ônibus 2023. A grande novidade ficou por conta dos novos motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Esta é a solução robusta e eficiente da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados.

 

Seis modelos do novo portfólio estavam expostos nessa feira: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.

 

Além disso, a Mercedes-Benz levou outra grande atração para o evento, apresentando ao público o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U.

 

Tecnologia desenvolvida e amplamente testada no Brasil

 

As novas versões dos motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas.

 

“Nossas equipes de Engenharia e Desenvolvimento, em parceria com várias áreas da Empresa, vêm trabalhando nos motores Proconve Fase P8 (Euro 6) há alguns anos, o que resultou na acentuada diminuição das emissões de poluentes”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5)”.

 

O conceito básico da tecnologia BlueTec 6

 

A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (Catalisador de Oxidação do Diesel), DPF (Filtro de Particulas Diesel) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

 

Os veículos com tecnologia BlueTec 6,pela legislação, também são equipados com um novo On Board Diagnostics (OBD). O objetivo é evitar adulterações e facilitar o reparo de falhas relacionadas a emissões. Esse componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e restringe o desempenho do motor.

 

“Com o BlueTec 6, a Mercedes-Benz oferece aos clientes e ao mercado uma solução robusta e eficiente”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.  “Asseguramos a qualidade e confiabilidade de uma empresa pioneira que é referência no desenvolvimento, produção e venda de veículos comerciais no Brasil há mais de 65 anos. Uma marca que conta ainda com a expertise da Daimler Buses, companhia líder global em ônibus”.

 

Motores BlueTec 6 asseguram ganhos econômicos para os clientes

 

“Nossa solução para o Proconve P8 (Euro 6) também assegura ganhos econômicos para os clientes”, afirma Walter Barbosa. “Entre as vantagens, incluem-se a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos”.

 

Os motores Euro 6 da Mercedes-Benz estão aptos para uso do Biodiesel até 15%, adicionado ao Diesel S10, como para outros biocombustíveis alternativos, como o HVO com 100%.

 

A mais completa linha de ônibus

 

Além dos modelos lançados na Lat.Bus Transpúblico, toda a linha de chassis de ônibus Mercedes-Benz, a mais completa do mercado, passará a contar com novos motores que atendem ao Euro 6 (veja quadro abaixo).

 

Diversas novidades da nova linha 2023 trazem ainda mais vantagens para os clientes em termos de economia, eficiência, redução de emissões e praticidade no dia a dia da operação e no encarroçamento. Alguns itens são de série e outros opcionais, conforme o modelo e a escolha do cliente:

  • Novas transmissões: manual, automatizada e automática.
  • Mais informações para extração de dados para telemetria com a conexão FMS 4.0.
  • Novo painel de instrumentos com tela central colorida.
  • ECOdrive: função que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica por meio de feedbacks em tempo real no painel, com navegação por seis telas diferentes.
  • Driver Score: mostra uma visão resumida com a pontuação do motorista, permitindo que ele melhore o dia a dia da sua performance na direção do veículo.
  • Volante multifuncional de teclas: facilita a navegação para o motorista, sem que ele tire as mãos do volante.
  • Regulagem da coluna de direção.
  • Dynamic Torque: possibilita ajustes de torque do motor de forma dinâmica, aplicado a chassis com câmbio mecânico.
  • Sistema de desligamento automático do motor: se o veículo está ocioso por 5 minutos, essa tecnologia desliga o motor, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.
  • Novos recursos de interface do chassi com a carroceria.
  • Reorganização e agrupamento da central elétrica.
  • Polia adicional para ar-condicionado.

 

Nova linha de ônibus Mercedes-Benz a diesel (Euro 6)

 

Modelo

Motor (Euro 6)

Potência/torque

LO 916 (micro-ônibus)

OM 924 LA

163 cv/610 Nm

OF 1519 R (escolar rural)

OM 924 LA

185 cv/700 Nm

OF 1619

OM 924 LA

185 cv/700 Nm

OF 1621 (fretamento) lançamento no 2º sem. de 2023

OM 924 LA

208 cv/780 Nm

OF 1721 (suspensão metálica)

OM 924 LA

208 cv/780 Nm

OF 1721 L (suspensão a ar)

OM 924 LA

208 cv/780 Nm

OF 1726 (suspensão metálica)

OM 926 LA

260 cv/900 Nm

OF 1726 L (suspensão a ar)

OM 926 LA

260 cv/900 Nm

O 500 U 1928

OM 926 LA

286 cv/1.100 Nm

O 500 M 1928

OM 926 LA

286 cv/1.100 Nm

O 500 MA 2938 6x2 (articulado)

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 UA 2938 6x2 (articulado)

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 MDA 3738 8x2 (superarticulado)

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 UDA 3738 8x2 (superarticulado)

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 R 1931

OM 926 LA

310 cv/1.250 Nm

O 500 RS 1938

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 RSD 2438 6x2

OM 460 LA

381 cv/1.900 Nm

O 500 RSD 2445 6x2

OM 460 LA

449 cv/2.200 Nm

O 500 RSDD 2745 8x2

OM 460 LA

449 cv/2.200 Nm

 

Comentários

Ademar Tavares 17/04/2023 14:05

Excelente!

Mercedes-Benz 17/04/2023 14:11

Muito obrigado pelo comentário e pelo carinho, Ademar! ❤

Davi lucca Gonçalves de jesus 29/01/2025 11:09

Olá meu nome é Davi eu queria saber uma entrega

Henrique 09/10/2023 20:56

Excelente, a linha Mercedes é a mais completa do mercado, mas qual a diferença do O-500U para o O-500M?

Veja também no BusClub