Ônibus elétrico Mercedes-Benz é premiado pela transição energética

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz, o eO500U, apresentado ao público em agosto passado na Lat.Bus, ganhou um importante reconhecimento da mídia especializada. Antes mesmo de chegar ao mercado – as primeiras unidades serão entregues entre o final deste ano e começo de 2023 – ele conquistou o Prêmio Automotive Business 2022, vencendo a categoria “Transição Energética”.

 

No total, foram 15 categorias premiadas, três delas para a Mercedes-Benz (veja detalhes nesta matéria). Os campeões foram eleitos após duas etapas de seleção. Na primeira, a equipe editorial de Automotive Business apontou os finalistas entre 290 cases recebidos. Os vencedores foram definidos pelos votos do público de forma on-line. Além disso, os participantes do evento #ABX22 também fizeram suas escolhas.

 

Essa premiação tem o propósito de destacar profissionais e organizações que assumem o protagonismo da transformação que o mundo enfrenta para gerar impacto positivo com novas soluções. Esta foi a 12ª edição, que até 2021 era chamada de Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação e que trouxe, agora, novas categorias para representar tanto a indústria automotiva tradicional como também o ecossistema da mobilidade.

 

eO500U, o chassi de ônibus elétrico brasileiro

 

O chassi eO500U registra a entrada da Mercedes-Benz do Brasil na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. “Esse é mais um marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado. É muito bom saber que o time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.

 

A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os

motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.

 

Os concessionários Mercedes-Benz estão treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado aos clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

 

Mais dois prêmios para a Mercedes-Benz

 

A Mercedes-Benz ganhou mais duas premiações da Automotive Business. O case sobre Óculos de Realidade Aumentada na assistência técnica a clientes venceu a categoria “Experiência do Cliente”. E Kathrin Pfeffer, vice-presidente de Finanças & Controlling para o Brasil e a América Latina, foi destaque em “Liderança pela diversidade”.

 

Técnicos de concessionários dispõem de Óculos de Realidade Aumentada para reduzir o tempo de reparo e manutenção de veículos, assegurando a alta qualidade da assistência técnica oferecida pela marca. Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da Mercedes-Benz, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem suporte técnico assistido online ao profissional de oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com o uso dos óculos de RA.

 

No Brasil desde 1998, Kathrin Pfeffer defende que um ambiente composto por pessoas com diferentes bagagens e pensamentos plurais é estratégico para os negócios e benéfico para a sociedade. A empresa mantém um Comitê de Diversidade desde 2018 para promover um ambiente profissional cada vez mais inclusivo e Kathrin tem sido uma das vozes mais atuantes desse posicionamento.

 

Na Empresa, as ações de promoção da cultura de respeito são realizadas por meio de workshops, diálogos e treinamentos com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, áreas e localidades. Tudo com o objetivo de reconhecer, respeitar e valorizar as singularidades de cada pessoa. As ações são coordenadas pelo Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz, que conta com o apoio de mais de 100 voluntários que participam dos grupos de afinidade em quatro temáticas: Gênero, Raça, LGBTI+ e PCD.

Veja também no BusClub