A Mercedes-Benz do Brasil sediou, entre os dias 17 e 18 de novembro, um evento especialmente concebido para clientes da América Latina e outros continentes, a fim de apresentar a modernidade, a capacidade e o potencial da indústria brasileira de ônibus.
Realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o “Mercedes-Benz Bus Product Experience” foi promovido pelo Regional Center Daimler Latina em conjunto com a Daimler Trucks & Buses Overseas, da Alemanha.
O primeiro dia de atividades foi dividido em quatro workshops:
· Lançamento dos chassis de ônibus rodoviários O 500 RS 1945 4x2 e o RSD 2448 6x2 – Modelos para exportação, mais potentes e com novos itens de tecnologia de segurança. As maiores potências atendem especialmente às demandas de clientes que operam em grandes altitudes, como na região andina do Chile e do Peru.
· Apresentação do portfólio completo de chassis de ônibus urbanos e rodoviários – Produtos fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, com motorizações Euro 3 a Euro 6. Juntamente com apresentações técnicas estavam expostos modelos das linhas LO, OF e O 500, que são fornecidos também com motorizações que atendem outras normas de emissões, de acordo com a padronização dos países para onde esses veículos são exportados.
· Avanços da Mercedes-Benz do Brasil no campo da eletromobilidade – Foco especial no eO500U. Este é o primeiro chassi de ônibus elétrico urbano da marca, que foi lançado em 2022 para clientes brasileiros, já estando disponível também para outros mercados.
· Test-drive – Os participantes do evento tiveram a oportunidade de circular no eO500U e no novo O 500 RSD 2448, num circuito por dentro da própria fábrica.
Visita à Linha de Produção 4.0 e apresentações de encarroçadores
O segundo dia do evento também envolveu várias atividades:
· Visita à Linha de Produção 4.0 de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil – Esta é a linha mais moderna do setor e uma referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.
· Apresentações de encarroçadores – Caio Induscar, Comil, Irizar, Marcopolo e Mascarello apresentaram seus portfólios de ônibus urbanos e rodoviários a partir de chassis Mercedes-Benz. A presença dessas empresas realçou a capacidade e a versatilidade da indústria nacional de carrocerias de ônibus, ao mesmo tempo que reforça a oferta de soluções completas aos clientes.
· Customer Experience – Dinâmica de confraternização baseada em valores e hábitos da cultura brasileira. Um jantar temático brasileiro fortaleceu a imagem do nosso país, não somente na capacidade industrial, mas também com a nossa cultura, culinária e alegria
Promovendo e valorizando a indústria brasileira de ônibus
“Foram dois dias de intensas e dinâmicas atividades com um grupo expressivamente numeroso de clientes de vários países em nossa casa”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Foi um prazer e uma imensa satisfação poder apresentar a empresários e executivos do segmento de ônibus o nosso alto padrão industrial, nossa capacidade produtiva e nosso moderno e amplo portfólio de produtos, que atende às mais diversas demandas de vários países”.
“O fato de contarmos com a presença de encarroçadores, que são nossos parceiros de longa data, ampliou ainda mais o alcance do evento”, destaca Jens Burger. “Isso reafirma a importância da unidade brasileira para os negócios da Daimler Truck. A Mercedes-Benz do Brasil é líder histórica em vendas para o mercado interno, é a maior exportadora de veículos comerciais do Brasil e é também o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz. Isso reforça o posicionamento da marca como referência em ônibus no Brasil e em vários mercados”.