Super Padron da Mercedes-Benz circula pelas ruas de Belo Horizonte

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Após uma etapa de testes do chassi de ônibus urbano Mercedes-Benz O 500 Super Padron numa operação real em Belo Horizonte, a empresa Saritur adquiriu o veículo para o serviço de transporte na capital de Minas Gerais.

 

Lançado em 2021, o Super Padron é o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, atendendo às demandas de clientes e às tendências de mercado.

 

“É com muita satisfação que emplacamos nosso O 500 Super Padron em Belo Horizonte”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com esse veículo, oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4x2 de piso alto e de 14 metros, que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”.

 

Durante o período de testes, que teve início em julho do ano passado e durou três meses, esse chassi de ônibus demonstrou flexibilidade e versatilidade de operação nos corredores, atingindo uma redução significativa de custo operacional. Dessa forma, o veículo se apresentou como uma excelente solução para o serviço de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, atendendo às necessidades das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico. 

 

“O fato do nosso Super Padron 4x2 ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6x2 significa menor custo de manutenção e de reposição de peças e mais rentabilidade para as empresas de ônibus com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa. “Esse nosso ônibus fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. E ainda que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar nas mesmas rotas sem diminuir o nível de conforto para os usuários”.

 

Saritur atingiu os objetivos de redução de custo operacional

 

“Com o chassi de ônibus Super Padron, nós conseguimos atingir os objetivos de redução de custo operacional que desejávamos para a nossa frota”, afirma Roberto Lessa, diretor da Saritur. “Os produtos da marca sempre nos atendem muito bem no quesito consumo de combustível e custo operacional. Além disso, apresentam facilidade de manutenção e de aquisição de peças por meio do trabalho da equipe de pós-venda. Daqui para frente, por conta dessa excelente e antiga parceria que nós temos com a Mercedes-Benz, certamente vamos adquirir mais ônibus deste modelo para a nossa frota”.

 

A empresa Saritur é um cliente tradicional da Mercedes-Benz do Brasil e conta com uma história de mais de 40 anos. A viação atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e demais cidades da Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário, percorrendo linhas intermunicipais e interestaduais com uma frota de mais de 1.200 ônibus, dos quais cerca de 900 são da marca Mercedes-Benz.

 

Destaques do O 500 Super Padron

 

  • O Super Padron 4x2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas.
  • A versão de chassi 4x2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6x2.
  • Por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (em comparação com os modelos 6x2), o que se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível.
  • O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.
  • Maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.
  • Suspensão totalmente pneumática com dois bolsões de ar na dianteira e quatro na parte traseira. Isso traz comodidade e bem-estar para os passageiros e conforto de dirigibilidade para o motorista.
  • No quesito segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios.
  • O Super Padron também traz mais recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel e a coluna de direção regulável, que oferece mais ergonomia para o condutor do veículo.
  • O recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica.
  • Este modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor, que economiza no consumo e reduz a emissão de poluentes.

Veja também no BusClub