Segunda vida para baterias do ônibus elétrico Mercedes-Benz eCitaro na Alemanha

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O ciclo de vida de uma bateria não termina necessariamente após o seu uso em um veículo e o projeto-piloto “GUW+” da Üstra Hannoversche Verkehrsbetriebe AG, parceira da Daimler Buses na Alemanha, demonstra isso.

 

Neste projeto, anunciado em 2021, os sistemas de bateria de ônibus urbanos Mercedes-Benz eCitaro recebem uma segunda vida, atuando como unidades estacionárias de armazenamento de energia. Essa solução inovadora foi desenvolvida e implementada pela Mercedes-Benz Energy GmbH. O sistema de armazenamento na subestação retificadora da Üstra, que atualmente opera em Hanover, fornece um suprimento simultâneo e compartilhado de energia para os ônibus elétricos eCitaro, assim como para trens leves de operadoras do transporte público.

 

A unidade estacionária de armazenamento de energia tem uma capacidade total de mais de 500 kWh e é composta por 28 sistemas de bateria de segunda vida do Mercedes-Benz eCitaro. Cada ônibus urbano eCitaro é equipado com pacotes potentes de bateria NMC, que agora recebem uma segunda vida na unidade estacionária de armazenamento, assim que o limite de autonomia do veículo é alcançado.

 

Equilíbrio ambiental

 

Fiel ao seu compromisso com a sustentabilidade, a Daimler Buses vem abordando de maneira holística o ciclo de vida dos seus ônibus e de seus sistemas de bateria. Quando uma bateria de tração NMC em um ônibus urbano totalmente elétrico atinge cerca de 80% de sua capacidade original, após cinco a seis anos de operação, geralmente se faz necessário substituí-la para garantir a autonomia necessária desses ônibus urbanos.

 

No entanto, em operação estacionária, onde as perdas de capacidade desempenham um papel secundário, essas baterias ainda são totalmente capazes de operar por até dez anos. O uso contínuo dessas baterias como módulos de armazenamento de energia em uma aplicação de segunda vida significa que elas podem trazer benefícios econômicos na medida em que ajudam o eCitaro a manter um equilíbrio ambiental.

 

No projeto-piloto da Üstra, as baterias provêm de ônibus urbanos eCitaro usados pela Daimler Buses em testes de milhares de quilômetros. No futuro, a unidade de armazenamento de energia estacionária pode ser expandida com baterias retiradas dos 49 ônibus urbanos elétricos eCitaro que são operados pela Üstra.

 

Participação da Daimler Buses no desenvolvimento

 

Como subsidiária da Mercedes-Benz AG, a Mercedes-Benz Energy GmbH é especializada em aplicações de segunda vida e também de unidades de armazenamento de reposição, sendo responsável pelo desenvolvimento e implementação da unidade de armazenamento de energia para o projeto “GUW+”.

 

A Daimler Buses forneceu as baterias e auxiliou no desenvolvimento do software e componentes de controle. A recém-criada Daimler Buses Solutions GmbH implementará futuras aplicações de segunda vida com base em baterias do Mercedes-Benz eCitaro como parte de soluções chave para a infraestrutura de ônibus elétricos de operadores do transporte público.

 

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